domingo, 15 de agosto de 2010

Hidroponia Vertical






Como eu uso um substrato a base de palha de arroz misturado com serragem,e uma solução hidroponica balanceada pela via hidroponia, que é bem fertil, pensei por que não variar? coloquei algumas sementes de tomate cereja dentro do vaso para ver o que ia acontecer.  Brotou, rapido.


Para que pudesse ser um sistema viável, poupando trabalho e realmente ser um sistema hidropônico, a automatização tinha que ser feita. Esbarrei em um problema no sistema NFT, são bancadas de vasão direta de água, mas na minha que é vertical adaptei gotejadores para que tivesse fluxo constante de solução nutritiva diariamente para o que o substrato  ficasse sempre umedecido.             



                São as adaptações, e achei que estou indo bem


               Caixa d'agua, bomba d'agua, etc....


                  tudo adaptado, por isto que digo, baixo custo:





               Uma das vantagens da hidroponia vertical, é que melhora o aproveitamento de espaço, como foi colocado as colunas de vasos feitas de garrafas pet nas paredes da estufas fiquei com mais espaços para reformular  a estufa onde vou colocar mais vasos e conseqüentemente mais plantas.

4 comentários:

  1. Claudio. Primeiramente gostaria de te dar os parabéns por essa bela empreitada. Participo do pimentas.org, e, já cultivo pimentas em fertirrigação por gotejamento a um ano. Comecei com vasos de 08 litros e agora estou fazendo experiência com uma pet para cada pimenta. Minha maior dificuldade é conseguir solução nutritiva específica para pimentas. Fiquei com uma curiosidade. Você está utilizando a mesma solução para tomates e morango?

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudio
    A minha pergunta é a mesma do Sr Matheus que fez o comentário acima,fiquei curiosa
    Obrigada
    Alcione

    ResponderExcluir
  3. Claudio, primeiro gostaria de parabenizar pela iniciativas. Depois gostaria de saber onde encontro os nutientes para plantar morangos e se encontra em porções pequenas, para hidroponia caseira.
    agradeço desde ja e aguardo sua resposta.
    Paulo Leonardi

    ResponderExcluir
  4. Ola Claudio... que bom encontrar esse assunto na Internet, pois tenho consultado um trabalho da PUCCampinas sobre hidroponia vertical... voce poderia me dar uma dica de como são fixadas as garrafas PET´s na parede? Obrigado, carlosftoledo@uol.com.br

    ResponderExcluir